O que é a METAMEMO

METAMEMO é um sistema criado para coletar, armazenar, processar e visualizar as publicações de qualquer perfil em plataformas de redes sociais da Internet (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).

O objetivo é preservar a memória e facilitar a análise desse conteúdo por parte de ativistas, jornalistas e pesquisadores.

Pesquisador negro em frente ao computador
Um metamemo é uma coleção de dados, metadados e mídias agregadas de publicações de um ou mais perfis de redes sociais em um único arquivo.

METAMEMO funciona em quarto partes:

1 - Coletores:

Um coletor é um script que executa uma tarefa periodicamente em um determinado cronograma. Exemplo: “coletar conteúdo, imagem, data e outras informações de um perfil no Facebook de janeiro de 2011 até dezembro de 2022”. Os dados, aqui chamados de metaitem (em formato texto) são apresentados em cada metamemo, enquanto as imagens (arquivos que exigem mais quantidade de memória) são armazenados em um servidor próprio.

2 - Processadores:

Um processador é uma ferramenta que, alimentada pelas informações das redes sociais trazidas pelos coletores, limpa e processa os dados, gerando também novos metadados. Exemplo: “transformar todo conteúdo de um perfil de Twitter de 11 de janeiro de 2011 até dezembro de 2022 em uma nuvem de tags, onde quanto maior a tag maior a frequência de sua aparição na coleta.

3 - Armazenagem:

Após coletados e processados, os metaitens são armazenados em um banco de dados com suporte a full-text search,ou seja: que a busca por palavras possa retornar automaticamente uma ou todas as palavras buscadas, não apenas a palavra exata.

4 - Visualização:

Depois de coletados, processados e armazenados, os metaitens eles então serão mostrados em uma interface visual acessível e administrável. A busca por um metamemo de uma determinada pessoa, num período delimitado, retorna uma série de postagens, que são separadas por rede social, com a possibilidade de clicar em cada post para ver o texto e a imagem (ou vídeo) na íntegra em outra tela.

Família Bolsonaro

Bolsodata, a primeira implementação do MetaMemo

O projeto BOLSODATA reuniu as publicações das figuras públicas da Família Bolsonaro (Jair, e seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo, respectivamente Presidente, Senador, Vereador e Deputado) de notório interesse público no Brasil quando o projeto começou - em 2021.

Para este caso, também foram inseridas informações do contexto brasileiro sobre o período coletado (2010-2022), de forma a possibilitar a identificação um fato isolado publicado pelos perfis em conjunto ao que estava acontecendo no Brasil no mesmo momento através de outros canais midiáticos (mídia impressa, digital e audiovisual). Este levantamento derivou uma reportagem cronológica, em forma de linha do tempo aqui chamada de “Os Bolsonaros” de 1951-2018, que pode ser acessada no link abaixo.

Colabore!

Fork me on GitHub

Colabore
Colabore